TETINE

Friday 21 August 2015

THE 4TH WORLD / AN ANIMAL WITH THE DEMAND TO MAKE CHOICES - a film by TETINE ( Bruno Verner & Eliete Mejorado)

'The 4th World / An Animal With The Demand To Make Choices'  - a film by Tetine // exhibited as part of ON_OFF in Sao Paulo at Itau Cultural / Jul 2015 SP

Excerpt from a interview a few weeks before we completed the film
B.V "O nosso quarto mundo é melancólico, reflexivo, crítico. Tem uma catarse silenciosa nele e tem também o estranhamento Brecthiano de maneira bem marcante….por enquanto estamos seguindo nesse mood durante a performance toda.  Acho que The 4th World evoca a ilusão de um 'futuro-mentira' que nunca chega…. como um 'futuro-esperado' que esta sempre atrelado a um passado recente ou mesmo distante que ja foi vivido, uma expectativa. O mood do filme é atmosferico e tem elementos biológicos e construtivistas. Imagens cotidianas, motivos textuais, motivos teóricos, desconstrução.….acho que o nosso quarto mundo lembra performances do Tetine que fazíamos no começo, tem uma visceralidade na historia e um caráter meio pos-estruturalista punk e expressionista ao mesmo tempo. 
No fundo estamos examinando a impossibilidade de ‘troca’ (afetiva, cultural, psicológica, linguistica etc) no tempo-presente e em situações de precariedade no sentido filosófico, ecológico da ideia. O filme também  investiga a relação entre precariedade e transcedencia. E portanto a impossibilidade de entrar em transcendência no presente-perpetuo em função dessa precariedade. 
A impossibilidade da troca e de ação entre as pessoas e também entre as "linguagens” no sentido semio-capitalista do termo - o impacto burocrático-tecnologico-climatico de uma maquina invisível a serviço do capitalismo financeiro onde tudo é transforma em produtividade.  Diria que tem sim algo apocalíptico, e eh um tanto niilista tb ! :-) Pelo menos ate agora.  
O elemento essencial é a ideia de PRECARIEDADE onde as sensibilidades cognitivas estão trancadas em repetição no espaço virtual e na esfera publica. 


Bruno Verner, Jun 2015

Below a collection of stills from the film.


Labels: , , , , , , , , , , ,

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home