TETINE

Monday 9 July 2018

TETINE VS PASOLINI: O BARÃO, O BISPO, O JUIZ, O PRESODENTE E O PARENTE



TETINE VS PASOLINI


O Tetine propõe a criação de um espaço imersivo experimental cinemático-filosófico a partir de experimentos sonoros-musicais, visuais, textuais e performáticos num formato de instalação. O projeto estabelece um diálogo poético e híbrido entre os trabalhos do duo (em música, vídeo/filme e spoken-word) e o universo controverso do cineasta, poeta e intelectual Italiano Pier Paolo Pasolini, assassinado em 1975 - grande influencia na trajetória do Tetine desde os seus primeiros trabalhos. 

Por meio de atmosferas sonoras e projeções em grande escala (pensadas de acordo com o espaço), o Tetine investiga poética e politicamente questões sobre abuso de poder, exaustão, formas de manipulação (e dominação), corrupção política, processos de animalização, violência e sexualidade; partindo do princípio que muitas dessas narrativas contemporâneas também se revelam como expressões sistêmicas de cunho racional e político.

ANTI - (ANTI INFERNO) – O BARÃO, O BISPO, O JUIZ, O PRESIDENTE E O PARENTE – TETINE VS PASOLINI se envereda por esses discursos de maneira não-linear, intuitiva e sensorialmente, construindo trajetórias narrativas sônicas e visuais sobre esses arquétipos, e criando novas temporalidades.  Isto se dará através de leituras (re-semantizações) livres de imagens clássicas, diálogos, poemas, entrevistas, e fragmentos selecionados de ambas as obras.

O trabalho, portanto, se torna um projeto de ‘cinema-expandido’, ao mesmo tempo reflexivo e melancólico. Seu temperamento será deliberadamente atmosférico, explorando questões éticas e filosóficas, assim como as transformações e os efeitos instaurados no mundo contemporâneo com a implantação das políticas neoliberais nos últimos 40 anos. A intenção é criar um ‘filme-essay’ em sincronia com o estado mundial das coisas. Um “futuro-esperado” em forma de um presente perpétuo que nos rodeia, ou um passado virtual sempre presente?

Num segundo momento, o projeto também estabelecerá um dialogo entre aspectos sonoros (harmônicos, melódicos, orquestrais, atonais etc) presentes na música do Tetine, particularmente em fases mais climáticas ou cinemáticas de álbuns como “Film Tapes” (2018), Tetine vs Sophie Calle (2002), Música De Amor (1998) ou In Loveland With You (2013)   com o trabalho de compositores clássicos do cinema moderno como Enio Morricone, Bernard Hermann, Angelo Badalamenti entre outros. 







     

Labels: , , , , , , , , , ,

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home