R.MUTT - DUNKLES LEAD
Mais um pedaço de um pos-punk brasileiro não-ortodoxo e não tao distante assim apesar dos quase 30 anos. R. Mutt _'Dunkles Lied' foi gravada ao vivo num show no Madame Sata em 1987.
Fazíamos uma dobradinha aqui com o maravilhoso Sexo Explicito e ainda moravamos todos em BH - se não me engano participávamos de um projeto chamado BHZ Sonora com mais duas bandas mineiras O Ultimo Numero e O Grande Ah, parte de uma pequena tour pelo Rio de Janeiro e Sao Paulo organizada coletivamente pelas bandas.
Essa faixa é em alemão... e apesar da pose toda por trás - eu mesmo não falo uma palavra de alemão e nunca falei - esse era um momento todo especial do nosso show na época.... tinha até uma certa arrogância ingênua meio posuda / meio German goth na performance. Enfim... a Karla, que era a outra vocalista do R. Mutt, estudava Alemão, era encantada por "all things German" e cantava essa faixa - um poema expressionista do sec 19 que musicamos. Um pouco depois ela tambem foi tocar com o AKT - super banda de meninas com a Sandra das Mercenarias e a Biba do Defalla .... e depois acabou se mudando pra Alemanha com o Thomas Pappon do Fellini com quem era casada. Isso e só pra contar que eu acho essa musica muito bonita e apesar da ingenuidade toda por traz - e de na época vivermos em um contexto completamente diferente no Brasil - ela acabou sendo premiada num concurso de musica autoral promovido pelo instituto Goethe em Stuttgart quando eles receberam nossa K7. Enfim a gente tambem era dark em Belo Horizonte, se imaginava em Berlin com sobretudos e achava que fazia parte do casting de Cristiane F... algum tipo de reflexo isso deve ter gerado.
Labels: basho, belo horizonte, bernardo reino, brazilian post punk 1987, bruno verner, dunkles lead, electronics, karla, madame sata, post punk, r.mutt